Sobre a Oficina de Robótica

O estudo da robótica abrange várias disciplinas e desperta o interesse nas pessoas das mais variadas idades. Para estudantes do ensino médio, a robótica é uma excelente ferramenta para exercitar a criatividade, estudar e praticar conceitos relacionados a diferentes disciplinas.

O objetivo do projeto Oficina de Robótica é oferecer cursos na forma de oficina para capacitar alunos do ensino médio a projetarem e desenvolverem pequenos dispositivos robóticos. Para tanto, ao longo das aulas ministradas no curso os alunos serão capazes de:

• identificar e utilizar os principais componentes eletrônicos discretos, tais como: resistor, capacitor, botões, bobinas, transformadores, led, diodo, etc;
  • identificar e utilizar os transistores;
  • fazer experimentos com os principais componentes eletrônicos;
  • identificar e utilizar componentes eletrônicos;
  • identificar e utilizar motores de corrente contínua, servo-motores e motores de passo;
  • fazer experimentos com motores;
  • identificar e utilizar vários tipos de sensores;
  • fazer experimentos com sensores;
  • utilizar e programar o Arduino;
  • fazer experimentos com o uso do Arduino;
  • construir pequenos artefatos robóticos.

Por seu caráter multidisciplinar espera-se que a Oficina de Robótica incentive os alunos do ensino médio a ingressarem em cursos de engenharia e também motive os alunos do curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Araranguá a darem continuidade ao curso, contribuindo de maneira efetiva com a diminuição da taxa de evasão.

O projeto Oficina de Robótica teve financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e da mineradora Vale S.A de 01/01/2013 à 31/03/2014, Edital 05/2012 – Forma-Engenharias.